Quais são as razões para ter o seguro de vida recusado? Saiba!

Razões para ter o seguro de vida recusado

Os seguros de vida são uma forma de proteção para você e sua família no caso de sua morte. No entanto, às vezes as companhias de seguros podem recusar cobrir uma pessoa por um número de razões.

Neste artigo vamos citar algumas das principais razões pelas quais o seu seguro de vida pode ser recusado. Portanto, vale a pena prestar atenção em cada detalhe para se ter um entendimento mais completo sobre o assunto.

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um produto financeiro que oferece proteção aos beneficiários em caso de morte do segurado. Trata-se de um contrato entre o titular da apólice de seguro e uma empresa seguradora.

Em geral, o seguro de vida é contratado para proteger os dependentes financeiramente do segurado, garantindo um capital para cobrir despesas como educação e manutenção da qualidade de vida após a sua morte.

Razões para ter o seguro de vida recusado

Os seguradores usam critérios rigorosos para determinar quais clientes inserem o perfil de risco de suas companhias. Sendo assim, é indispensável saber quais são os principais motivos que podem levar a uma recusa de seguro de vida. Confira:

Doenças pré-existentes

Uma das principais causas de recusa de seguro de vida é a existência de doenças pré-existentes. Isso porque, caso ocorra um sinistro e o beneficiário morra em decorrência da doença, a seguradora pode ser obrigada a pagar o valor do seguro.

Uso de substâncias tóxicas

Outro fator que pode levar à recusa do seguro é o uso constante de substâncias tóxicas, como cigarros e bebidas alcoólicas. Esse comportamento representa um risco para a saúde e, consequentemente, para o pagamento da apólice.

Profissões de alto risco

Existem profissões consideradas de alto risco pelas seguradoras, como bombeiros, mineradores, metalúrgicos e policiais. Isso porque esses profissionais estão expostos a situações perigosas que podem colocar sua vida em risco.

Idade avançada

Além dos citados anteriormente, um agente que pode influenciar na decisão da seguradora é a idade do beneficiário. Quanto mais velho for o cliente, maior será o risco de morte e, consequentemente, maior será o valor do pagamento da apólice.

São muitos os motivos para ter o seguro de vida negado

Como vimos, são muitas as razões que podem te fazer ter o pedido de seguro de vida negado por uma empresa seguradora, sendo as principais:

  • Problemas de saúde;
  • Histórico de doenças na família;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Uso de drogas ilícitas;
  • Profissões consideradas arriscadas.

No entanto, é preciso conhecer os seus direitos mais a fundo para ter ciência de quando se deve recorrer de uma decisão. Considere contratar um Advogado Especialista em Seguros e Processos contra Seguradoras.

Rolar para cima