Índia testa sistema de escape para sua futura cápsula tripulada

Índia testa sistema de escape para sua futura cápsula tripulada

A Índia realizou no sábado um teste bem-sucedido do sistema de escape de emergência que faz parte de sua nova cápsula espacial tripulada, chamada Ganganyaan. O teste foi feito sem astronautas a bordo e demonstrou que a cápsula poderia ser ejetada do foguete em caso de falha no lançamento.

O teste, chamado TV-D1, lançou uma versão não pressurizada do módulo da tripulação da Ganganyaan, junto com seu sistema de escape, em um foguete de um único estágio construído especialmente para a missão. O objetivo era que o módulo e o sistema se separassem do foguete a uma altitude de 12 km e acionassem o motor de escape. Em seguida, o módulo da tripulação e o sistema de escape se separariam a 17 km de altitude e o módulo usaria seus paraquedas para pousar no mar, a 10 km da costa de Sriharikota.

A agência espacial indiana ISRO publicou imagens do teste no X, o antigo Twitter, e afirmou que todas as etapas foram cumpridas com sucesso. O teste marca uma das primeiras etapas do programa Ganganyaan, que tem o objetivo de levar três tripulantes ao espaço durante uma missão de três dias. Se tudo correr bem, a Índia se tornará o quarto país a levar humanos ao espaço.

A Índia também anunciou recentemente que quer montar uma estação espacial na órbita da Terra até 2035 e planeja levar astronautas à Lua em 2040. O país vem investindo cada vez mais em seu programa espacial e realizando missões ambiciosas, como o envio de sondas à Lua e a Marte.

Rolar para cima