Índia anuncia planos ambiciosos para o espaço, incluindo estação espacial e pouso na Lua

Índia anuncia planos ambiciosos para o espaço, incluindo estação espacial e pouso na Lua

A Índia revelou nesta terça-feira (17) seus planos para o futuro da exploração espacial, que incluem a construção de uma estação espacial própria, chamada de Estação Bharatiya Antariksha, até 2035, e o envio do primeiro indiano à Lua até 2040. O país também pretende desenvolver novas missões a Vênus e Marte, além de continuar sua série de missões Chandrayaan à Lua.

Os planos foram anunciados após uma reunião liderada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que avaliou o progresso do programa tripulado Gaganyaan. A iniciativa visa realizar uma missão de demonstração levando três astronautas ao espaço, mas sofreu atrasos por causa da pandemia do novo coronavírus. A Índia espera lançar seu primeiro voo espacial tripulado em 2025.

Para isso, a agência espacial indiana ISRO está se preparando para a Missão 1 de Abortamento do Veículo de Teste de Voo (TV-D1), com lançamento previsto para este mês. Trata-se de um voo não tripulado e de curta duração que vai testar o Sistema de Escape da Tripulação, separando o módulo da tripulação do estágio de um veículo de testes. Depois, o módulo vai descer ao mar com a ajuda de paraquedas.

A Índia já tem experiência em missões interplanetárias, tendo lançado a Mars Orbiter Mission (MOM) em 2013, que entrou na órbita de Marte em 2014 e passou quase oito anos em operação. O país também lançou a Chandrayaan-2 em 2019, que tentou pousar um módulo na superfície lunar, mas perdeu contato com ele durante a descida. A Índia quer se tornar uma potência espacial independente e competitiva no cenário mundial.

Rolar para cima