Xiaomi lança HyperOS, novo sistema operacional para seus celulares

Xiaomi lança HyperOS, novo sistema operacional para seus celulares

A Xiaomi anunciou o HyperOS, seu novo sistema operacional para smartphones, que vai substituir a interface MIUI baseada no Android. O HyperOS vai estrear com a linha Xiaomi 14 e será distribuído globalmente em 2024.

O CEO da empresa, Lei Jun, disse que o HyperOS foi reescrito com uma arquitetura mais rápida e fluida, que integra melhor os celulares com dispositivos de inteligência artificial das coisas (AIoT). O vice-presidente global da Xiaomi, Alvin, destacou a hiper performance e a conectividade do novo sistema.

O HyperOS ainda mantém uma base do Android e combina com o sistema Vela, desenvolvido pela própria Xiaomi para software de IoT. O visual e os recursos do HyperOS ainda não foram revelados e devem ser mostrados no lançamento do Xiaomi 14, previsto para o final de outubro.

O anúncio marca o fim da MIUI, que acompanhou os celulares da Xiaomi por 13 anos. A empresa chegou a confirmar a MIUI 15 em agosto deste ano, mas mudou os planos. O HyperOS pode seguir o exemplo do HarmonyOS da Huawei, que usa o Android Open Source Project (AOSP) como base.

Rolar para cima